Urutau – Ave Fantasma

31/01/2008

Urutau

Estávamos no sítio do Tio Duca, quando me convidaram para conhecer esta curiosa ave.

Coloquei logo minha 300mm na câmera (achando que eu não poderia me aproximar) e fomos ao seu encontro. Porém ao chegarmos perto, percebi que ele não se movia, estava camuflado, então troquei de lente e fiquei praticamente ao seu lado.

Urutau - Ghost Bird

Com sua cabeça pra cima ele não se mexeu até eu subir e chegar a menos de um metro, quando arregalou seus olhos amarelos.

Yellow Eye

Abaixo algumas informações sobre ele:

O urutau (Nyctibius griseus), pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.

O urutau vive em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados e é encontrado da Costa Rica à Argentina. Põem um único ovo que é chocado pelo macho. O tempo de incubação dura, aproximadamente, 33 dias. O filhote permanece mais 51 dias no ninho, um dos períodos de desenvolvimento mais longos para as aves no continente americano.

O pássaro adulto possui cerca de 37 centímetros de comprimento e 160 gramas de peso. Muitas vezes é confundido com uma coruja porque possui olhos grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. À noite, quando iluminados por uma lanterna, os olhos refletem uma luz avermelhada, visível a grande distância. A boca, enorme, é parecida com a de um sapo cururu. Essa aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores.

O urutau possui outro mecanismo de defesa. São duas aberturas instaladas em suas pálpebras. É por esse “olho mágico” que ele consegue enxergar em todas as direções sem precisar mexer muito a cabeça. Essa fenda também controla o movimento que ele faz quando algum predador se aproxima. Lentamente, ele estica o corpo e levanta a cabeça até a cauda tocar o tronco. Sem abrir os olhos, a camuflagem se torna tão perfeita que o inimigo não consegue percebê-lo. Com isso, confunde-se com uma ponta de galho seco ou o prolongamento de uma estaca, uma camuflagem chamada “mimetismo de galho”.

O urutau só dorme quando se sente totalmente seguro. Sai à noite para se alimentar de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, cupins e besouros. Ele caça em vôo, nunca pousa no chão, preferindo voar alto de uma árvore para outra.

O pássaro também atrai várias lendas. Na Amazônia acredita-se que as penas da cauda do urutau protegem a castidade. Por isso, a mãe varre debaixo das redes das meninas com uma vassoura feita com estas penas. Outra lenda garante que aquele que escrever uma carta para a pessoa amada com a pena do urutau terá o amor correspondido.

Abaixo um pequeno vídeo que fiz sobre esta lendária ave:

Abraços

16 Respostas para “Urutau – Ave Fantasma”

  1. marcos r. s. takeuti disse

    Eu tive o prazer neste dia(3 de outubro) de observar um urutau que a principio não tinhamos reparado que se tratava do mesmo. Ela passou o dia todo na ponta do poste no fundo da casa de meus pais. Somente no final da tarde eu parei para observar melhor e pude perceber que se tratava do tão famoso urutau. Tirei uma foto dela com minha camera da janela do quarto e ela permaneceu imovél. Agora passa da 22 horas e ela continua quietinha no poste. Como todos falam que ela caça a noite não estou entendo porque ela permanece parado lá. Vou tentar filma-la agora de noite e observar o que acontece com ela.
    Se quiser obter as fotos que vou fazer e que já fiz. entre em contato comigo.

  2. REGINALDO ARAUJO disse

    Tive a oportunidade de estar bem perto do urutau no fim de semana em um rancho na cidade de cardoso SP. o passaro é fantastico, ja tinha visto falar dele na tv, qnd vi realmente nao acreditei, estou preparando as fotos e publicar na net logo.

  3. RICHARD OKUNIEWITZ disse

    Tambem vi este ave incrivel na minha quintal.

    Arrail D’ Ajuda-Porto Seguro, Bahia.

    Ele nao se assusta e era um adulto com cabeca esticado, passou de mais de 40 cm.

    Tirei fotos tambem.

  4. wesley disse

    Muito legal,vc ter se lembrado desta ave.Comecei a me interessar quando,pela primeira vez morei no interior do estado de são paulo,e á noite,ouvi seu canto melancólico.Á época com menos de 15 anos de idade,corri perguntar a meu pai,que ave era aquela,com aquele canto exótico.Ele respondeu:É o Urutau.nunca mais me esqueci.mesmo agora,com 34 anos.E devo dizer a vcs,que esta semana tive o grande prazer de ouvir novamente seu canto,após tanto tempo morando na capital,já que voltei a morar na região de moji mirim.Quando ouvi seu canto novamente,cheguei a conclusão que isso,é uma das coisas que não tem preço…

  5. Eduardo disse

    Encontrei um hoje na faculdade, ele estava parado em uma árvore na Universidade Católica de Brasília. Tirei algumas fotos e uma coisa engraçada é que o Urutau me deixou chegar muito perto dele mesmo estando de olho aberto e me vendo.

  6. Marcos disse

    Final de ano sempre reunimos a família na casa da minha avó, quando também conceguimos ver um desses maravilhosos passaros. Eu já tinha visto uma reportagem dele, mas pessoalmente nunca, ainda mais no interior de Joaçaba, Santa Catarina.

  7. Lélia disse

    Vi um urutau bem de pertinho, na minha chácara, em Marechal Cândido Rondon, PR (tem vários urutaus, inclusive na cidade) estava anoitecendo… estavamos tomando chimarrão ao lado do açude e ele pousou numa árvore pertinho e só não passou despercebido porque ele cantou “hu hu huuu”, lindo, mágico!

  8. Rubens Janes disse

    Meu pai sempre contava sobre urutau, ou urutágua como diziam. Segundo ele existiam várias no sítio do meu avô; eu porém nunca tive a sorte de vê-las. Só conheço por fotos e o seu “lamento” só através de gravações. Espero ainda poder encontrar essa ave e ouvir o seu canto ao vivo.

  9. reymerson disse

    achei ele muito feio e bonito ao por sua postura ! tem dois dias que tem um aqui no jardim do diario da manha ele esta imovel ate agora so abril o olho e me enguinorol

  10. Adriano disse

    Também vi uma ave dessa na minha rua, estava de noite, e quando percebi, ela estava parada em um tronco de árvore, Fiquei me perguntando que ave era aquela… tirei algumas fotos.
    Olhos grandes e negros durante a noite, postura estranha…
    algumas pessoas que estavam comigo, ficaram com medo… á noite realmente ela é um pouco assustadora! rss…
    Data da foto: 12/10/2012 Hora: 20:39 Local: Brasília – DF

    Fico Feliz por ter visto, e descobrir que se trata de um pássaro tão fantástico!!!

    Ave Fantasma

    • Bom saraiva disse

      Moro numa montanha na cidade de Redenção-Pará.
      A noite escuto o canto de vários urutaus. Um dia vi um numa estaca. Ficou lá 15 dias. Todo dia ia ve-lo. Passou um trator bem perto dele e ele sumiu. Só escuto o cantar noturno, diariamente

    • Bom Saraiva disse

      Ouço diariamente o canto dessa ave maravilhosa na minha
      MONTANHA DA PAZ

  11. Jane Dias de Araujo disse

    Dizem que a Mae da Lua (Urutau) marcou casamento com o João de Barro. Na hora do casamento, o noivo desistiu e foi embora. Desde então, a mãe da lua solta seu canto triste que diz: João, João , João.

  12. sergio disse

    Estive neste fim de semana na cidade de Tuiuti, interior de São Paulo no sitio tem uma ave dessa com filhote entre suas penas, muito legal , muitos que estavão la não conhecia esta ave maravilhosa.

  13. Antonio disse

    Tenho fotos de um filhote mas não sei como colocar.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

